O básico que você precisa saber para morar e trabalhar na Inglaterra

Outro dia recebi um pedido de uma ex aluna muito querida, querendo saber como foi possível pra mim, morar e trabalhar legalmente na Inglaterra. Então, resolvi seguir a sugestão e escrever um pouquinho, mas gente não sou especialista no assunto, então esse post é suuuper básico já que o assunto imigração é bem mais complexo, com muitas exceções e tal.

Ser um cidadão Europeu

Bom, há várias maneiras de você viver legalmente aqui, mas a mais comum é tendo um passaporte europeu. Como a Inglaterra faz parte da comunidade européia, todo cidadão europeu tem o direito de entrar, sair, trabalhar em qualquer país da comunidade sem precisar de visto.

Quando eu e meu marido decidimos nos mudar para cá, fui atrás da minha cidadania italiana pois ela possibilitaria toda essa mudança.

image

Assim que chegamos, tratei logo de arrumar um trabalho, para poder aplicar para o visto do Junior, fazendo com que fosse extendido a ele os mesmos direitos dados a mim. O cidadão europeu pode trazer a família consigo, mas tem que apresentar condições de sustentá-la aqui e estar trabalhando é meio caminho andado para que a imigração conceda o visto. O visto, no nosso caso, não demorou muito, esperamos cerca de dois meses apenas, mas pode levar mais tempo e aconselho a estarem preparados para essa espera, tanto psicologicamente quanto financeiramente.

O Home Office envia uma carta autorizando a procura de trabalho logo depois de receber a aplicação, mas nem todas as empresas aceitam, já que há um risco do visto não ser concedido.

Ser estudante

Há ainda outras formas de ficar legalmente na Inglaterra, ser estudante é uma delas, o único problema é que estudante só pode trabalhar um determinado número de horas, se não me engano são 10h por semana, o que é muito pouco para se manter estudando aqui.

E para piorar, a lei de imigração está sempre mudando e parece que em novembro de 2015 uma nova mudança vai proibir os estudantes de trabalhar e ainda reduzir de 3 para 2 anos o tempo máximo de estadia para os vistos Tier 4.

image

Outras exceções

Se você quer viver e trabalhar, sem estudar e não tem passaporte europeu, então você tem que aplicar para um Work Visa, mas como a Inglaterra tem dificultado cada vez mais a entrada de imigrantes, o visto de trabalho geral Tier 1 general visa,  não está mais sendo concedido para novos aplicantes. Sendo assim, você só pode aplicar para um Tier 1 se você tiver um talento especial, for atleta, vier tranferido internamente de uma empresa com sede no UK, e alguns outros casos mais específicos que você pode ver aqui. Ou seja, uma minoria se encaixa nessa lista.

Por isso, a maneira mais fácil de viver e trabalhar legalmente na Inglaterra é tendo um passaporte europeu ou ser casado com alguém que tenha um, pelo menos por enquanto. Com a releição do primeiro Ministro, David Cameron, e a pressão da população para que medidas anti imigração sejam tomadas, está previsto um plebiscito até 2017, onde entrará em votação a permanência ou não da Inglaterra na comunidade européia.

Se isso realmente acontecer, a coisa complica ainda mais para aqueles que querem tentar a vida na Terra da Rainha. Enquanto isso, a gente está aqui e tenho que confessar que estou A-MAN-DO!!

Para mais informações, aconselho a visita à página do  Home Office e também aos diversos sites que oferecem serviços de consultoria como o London Help 4 You, e muitos outros sites e blogs com ótimas informações como o Londres para principiantes, Brasileiros em Londres e muitos outros.

Anúncios

51 comentários sobre “O básico que você precisa saber para morar e trabalhar na Inglaterra

    1. Oi, Suellem!

      Se vc tem descendência européia (espanhola, italiana, alemã, portuguesa…) deve se informar sobre o seu direito de cidadania daquele país e depois de provada a descendência ( as regras mudam de país pra país) vc pode obter seu passaporte. falo mais sobre como consegui a minha cidadania na categoria Cidadania Italiana. Dá uma olhadinha lá, acho que vai esclarescer bastante.Bjs

      Curtir

  1. julia

    Oi Vanessa, tudo bem? Imagino que vc deve receber diversas mensagens como essa… Mas se puder me responder agradeceria mto. Meu marido tem passaporte British Overseas Citizen, eu tenho passaporte Italiano e vamos tirar o italiano para meus filhos agora (4 e 2 anos). Desde que casamos temos a vontade de sair do país mas sempre faltou coragem e nunca fomos atras de verdade. Agora com as crianças estamos com a quela sensação de é agora ou nunca, pq eu realmente gostaria que eles crescessem em um pais melhor, com mais segurança. Vc saberia me dizer como esse tipo de visto britânico é aceito por ai? Para trabalho, acesso a saúde… E para a educação das crianças, como funcionam as escolas? Não achamos mta informação de Brasileiros na Inglaterra como em outros países da europa. Desde já agradeço atenção.

    Curtir

    1. Oi Julia! Pra falar a verdade não sei muito a respeito do British Overseas Citizen, mas o seu passaporte italiano daria o direto de vcs viverem aqui se vc tem como comprovarem o estado civil. A Inglaterra esta fazendo um referendo em Junho pra decidir se continua ou nao na Uniao Europeia. Caso se opte por sair da EU acredito que muita coisa ira mudar para a entrada de europeus aqui. No que diz respeito as escolas eu nao tenho filhos entao o pouco que sei eh vendo meus amigos que tem filhos e a qualidade da educacao publica aqui eh muito boa. Cada cidade disponibiliza um ranking das melhores escolas o que acho interessante vc pesquisar para escolher o bairro em que vai morar .
      Trabalho sempre tem, mas claro depende muito do que vc está disposta a fazer e o nivel do seu ingles. A saude publica aqui em bem melhor que a do Brasil, mas nao eh tao preventiva como a gente esta acostumado. Eu ateh agora nao tenho do que reclamar, mas tbm nunca precisei mto, graças a Deus! Espero ter ajudado! Abraços!

      Curtir

  2. Bruna

    Oi! Tudo bom? Minha situação está sendo igual a sua! Estou correndo atrás da cidadania italiana para arrumar um emprego e conseguir que o meu marido tenha os mesmos privilegios que eu. Mas você sabe me dizer como são os tramites? o que eu tenho que fazer depois que arrumar um emprego e etc?
    Desde já agradeço.

    Curtir

    1. Oi Bruna! Depois que vc arrumar um emprego vc tem que aplicar para o family permit dele. Preencher tudo direitinho e mandar o form pro Home Office. Nao me lembro o numero do formulario, mas no site deles vc encontra eh pra familiares de europeus. O do meu marido demorou uns 3 meses, mas jah ouvi casos que demoraram bem mais, portanto eh importante que tudo esteja correto pra que ele nao tenham que mandar os documentos de volta pedindo mais informaçoes. É importante que no seu trabalho eles saibam que o HO pode ligar confirmando seu trabalho. Já soube de caso em que a pessoa mudou de emprego e nao avisou eles e o visto foi negado. Com o meu processo foi super tranquilo! Boa sorte pra vc!

      Curtir

      1. Vanessa Signori, obrigada por compartilhar a sua experiência. Meu marido é cidadão italiano e está vendo um trabalho em Londres. Mas eu e a minha filha não temos cidadania europeia. Vc saberia me dizer se enquanto eu espero o visto de familiar eu poderei ficar em Londres com o meu marido ou terei que aguardar no Brasil? Vai ser horrível se tivermos que ficar mais de 3 meses separados. Obrigada!

        Curtir

      2. Oi Ana! No seu caso acho que vc deveria aplicar para um visto de family member ainda no Brasil para que quando seu marido vier vcs possam vir juntos. Não sei direito como funciona, mas um amigo meu já chegou aqui com visto de 6 meses quando ele e a esposa vieram pra cá. Ai depois já aqui ele renovou para o de 5 anos. Se informa direitinho que tenho certeza que tem uma forma de vcs virem todos juntos! Abraço espero ter ajudado!

        Curtir

  3. Rafaella

    Oi Vanessa, estou indo para Cambridge, em Agosto com meu passaporte italiano. Você sabe me dizer se preciso tirar algum documento quando chegar aí, pra poder abrr conta em banco, alugar imóvel, trabalhar, usar o sistema de saúde, etc? Se sim, pode me passar?

    Grata!

    Curtir

    1. Oi Rafaella! Então para trabalhar vc vai precisar do Insurance Number que eh o seguro social. Alguns bancos pedem comprovante de residencia no nome e complicam um pouco. Acho que o Lloyds talve seja o menos chato pra abrir conta. Pra usar o sistema de saude vc vai precisar se registrar no posto de saude ( GP) do seu bairro e eu soh precisei do passaporte. Boa sorte!

      Curtir

  4. Julia

    Olá Vanessa
    Vou conseguir meu passaporte Europeu em Novembro e prentendo ir para Londres trabalhar. Tenho um inglês bom e terei a permissão para trabalhar. Você saberia dizer como está a situação de empregos aí? Será que dá pra conseguir um trabalho melhor?
    Obrigada

    Curtir

  5. Renan

    Oi Vanessa. Tenho a cidadania italia e estou indo final do ano para londres, o que eu preciso ter em maos alem do passaporte para aplicar o visto? O que preciso para comprovar que somos casados. Ou ja mudou alguma lei desde que vc postou isso? Muito obrigado se responder

    Curtir

    1. Oi Renan! Se a lei mudou eu não sei, acho que não mas nao custa dar uma olhada no site do governo para ver a documentação que eles estão pedindo agora https://www.gov.uk/family-permit/overview
      Se vc e sua esposa estao vindo juntos recomendo aplicar para o visto de 6 meses jah no Brasil para evitar problemas na entrada aqui.
      Nos precisamos de certidao de casamento traduzida e carimbada pelo consulado americano entao eh bom providenciar isso jah ai no Brasil e trazer junto para posteriormente aplicar para o visto de 5 anos. O restante da documentacao foi passaporte, comprovante de residencia daqui do UK, contrato de trabalho, essas coisas. Espero ter ajudado.

      Curtir

  6. FABIO HENRIQUE POTZL

    Olá, meu nome é Fábio e tenho cidadania alemã. Pensei se poderia me dar algumas informações por gentileza.
    Gostaria de tentar uma oportunidade no UK, no entanto embora tenha formação superior no Brasil, sei que se for para Londres, por exemplo, terei que trabalhar em serviços não tão desejados, como por exemplo, garçom, lavador de pratos, ou faxineiro. Mas estou disposto a tentar algo por minhas filhas. Isto mesmo, tenho interesse de ir e preparar terreno para migrar de vez com minha família. A pergunta é ” Qual a possibilidade de eu arrumar um emprego no UK para dar início a esse “sonho”?
    Obrigado pela atenção dispensada

    Curtir

    1. Oi Fabio, então é uma pergunta bem dificil de responder, principalmente não conhecendo vc. Emprego sempre tem, mas tbm há muita concorrencia. Eu, meu marido e muitos que conheço começamos em restaurante pq há sempre muita rotatividade e consequentemente estao sempre precisando de gente entao um emprego assim nao eh dificil de conseguir nao, mas falar ingles eh fundamental, caso contrario jah fica mais dificil. Espero ter ajudado.

      Curtir

  7. Rose

    Boa tarde! Eu tenho cidadania e estou incluindo minha filha de 5 anos , tenho uma filha americana e meu marido estamos querendo ir para a Inglaterra. Não somos casados temos um contrato de união estável. Como faço para ele e minha filha americana?

    Curtir

    1. Oi Rose! Olha sinceramente nao sei como funciona para sua filha americana, sugiro vc entrar no site do home office e verificar essa informação. Sei que americanos precisam de visto para trabalhar aqui, entao depende mto da idade se sua filha entre outras coisas.
      https://www.gov.uk/check-uk-visa/y

      Sobre seu marido acredito que precise de certidao de casamento para pedir o visto, mas novamente, nao tenho certeza e o melhor a fazer eh consultar o Home Office para se certificar.

      Curtir

  8. rossana

    Ola! Muito legal suas dicas…mas tenho algumas …kkkk
    Meus esposo é cidadao italiano e esta aplicando para mim e minha filha , estamos morando na Italia , mas aqui trabalho esta complicado.
    Estamos pensando em ir para Inglaterra , pelo que entendi com ele tudo ok para trabalhar ai, mas para mim e filha teria que aplicar para um visto? Sabe se é dificil conseguir? tem que ser aplicado antes de ir?
    Todos artigos que leio falam que Londres é complicado pelo custo alto… mas outras cidades são faceis para trabalho tanto quanto?
    Tem dicas de boas cidades?
    Tambem sou Gaucha e gremista …kkk

    Bjs
    Rossana

    Curtir

    1. Oi Rossana! Eu sugiro aplicar pro visto antes, assim vc já chega aqui com 6 meses de visto, pode trabalhar, aplicar para o Insurance Number, tipo um numero de previdencia que todos trabalhadores tem que ter. O seu marido que tem que solicitar pra vc, tenho vários amigos que conseguiram então não acho que seja difícil. Londres é uma cidade bem cara mesmo, eu só morei em duas cidades aqui Coventry, que não gostei nada, apesar de ser uma cidade bem barata pra se viver e Milton Keynes, já mais próxima de Londres e portanto bem mais cara, mas gosto muito daqui, acho super planejada, bem verde, tentam fazer tudo ecologicamente correto, acho bem bacana.
      Nosso Grêmio não anda lá essas coisaa, neh? rss
      Abraços e boa sorte!

      Curtir

  9. Juliana

    Olá Vanessa, adorei sua materia. Porem fiquei com duvidas.. meu marido esta tirando a cidadania dele. Ja somos casados no Brasil. Porem pretendo encontrar ele em Londres. (eu com meu visto de turista) e ele com o passaporte italiano. Eu consigo dar entrada em visto para mim estando lá? pode ser visto de turista? Obrigada

    Curtir

  10. Camila Idalgo

    Bom dia!!!! Muito obrigada por compartilhar conosco sua experiência. No meu caso, não sei se saberia me ajudar, mas vamos lá. Sou cidadã portuguesa e irei me casar aqui no Brasil. Meu noivo é dentista e quer tentar validar o diploma dele na Inglaterra, porém, ele ficaria no visto.
    Esse trâmite de conseguir que ele fique pendente no meu visto pode ser feito no Brasil ou é necessário fazer no país de destino? Para essa aplicação será que existe um tempo mínimo de casamento? Agradeço a atenção.

    Curtir

    1. Oi Camila! Nao existe tempo minimo de casamento. O pedido do visto pode e deve ser feito no Brasil. Vir com o visto dai eh sempre melhor caso contrario terao que entrar como turistas e depois regularizar a situaçao o que pode dar problema na entrada se a imigraçao descobrir que vcs estao vindo pra ficar sem visto. Espero ter ajudado!

      Curtir

  11. Carlos Gondolo

    Boa noite. Eu tenho cidadania italiana. Estou aplicando para a minha esposa e filho. O que eu gostaria de saber, é se com a cidadania eu posso tentar trabalhar na área em que já atuo aqui no Brasil. Que é personal trainer. Ou se mesmo com a cidadania eu tenho que começar com empregos mais básicos, como construção. Quanto eu preciso levar de dinheiro para poder me sustentar por pelo menos 2 meses? Meu filho tem direito a escola? Tenho direito a saúde, por ser cidadão europeu? Muito obrigado. Tudo de bom.

    Curtir

  12. Boa noite Vanessa, minha situação é semelhantes a sua, estou para tirar a cidadania portuguesa, me casei a pouco tempo, pretendemos ir para Londres, pelo que entendi vcs foram e depois regularizarão a situação do seu marido, saberia me informar se é melhor tentar isso aqui no Brasil, ou poderia ser o mesmo caso que o seu. E o seu marido ele foi como turista? precisou ficar sem trabalhar?
    Agradeço desde já…

    Curtir

    1. Oi Amanda! Eu aconselharia a jah vir com o visto do Brasil pro seu marido. No meu caso assinei a cidadania na Italia e depois viemos direto pra ca, como turistas. Meu marido precisou ficar sem trabalhar por uns 3 meses ateh sair o visto dele. Se vcs puderem vir com visto dele de 6 meses jah eh melhor.

      Curtir

  13. Fernanda

    Oie td bem? Gostaria de poder tirar mais dúvidas. .. Meu marido e descendentes de espanhol, e sempre tivemos vontade de tentar algo é claro sempre fui apaixonada pela Inglaterra. Você poderia me dizer que trabalho e fácil de se arrumar de imediato caso meu marido conseguiria tirar seus visto e etc.

    Curtir

  14. Aline

    Olá Vanessa, então meu marido já se encontra na Inglaterra, pois tem cidadania italiana, já está trabalhando e vai alugar já uma casa, pois eu com as minhas filhas que são menores de idade estamos indo, minhas filhas tem o passaporte italiano, a eu ainda não tenho, meu marido prefere que eu tire lá para ser mais rápido. Na verdade estou com medo na imigração eles barrarem, mesmo meu marido dizendo que não irá barrar, estou insegura, ainda mais que agora a Inglaterra saiu da União. Aí meu Deus… rsrsrs

    Curtir

    1. Oi Aline! E vcs estao vindo com visto de family permit? Porque se estao nao tem problema nenhum que nao vao barrar. O Reino Unido ainda nao saiu da Uniao Europeia, o que aconteceu foi somente uma consulta ao povo pra saber o que eles querem. Ainda vai demorar muito pra que isso se oficialize. Por ora, as leis sao as mesmas e eles nao vao barrar vcs por isso.

      Curtir

  15. Netto Veríssimo

    Bom dia Vanessa! Tudo bem né!?

    A minha namorada é brasileira e mora em Manchester a três anos, antes de começarmos a namorar ela foi casada com um cidadão Inglês e tem um filho com o mesmo lá em Manchester. Assim que eles se separaram ela voltou ao Brasil e começamos a namorar, no dia 29 de agosto agora fará um ano de namoro. No seu ponto de vista, qual a chance ou possibilidade que tenho de ir para Manchester e conseguir um trabalho de forma legal? Será se o fato dela ter se casado lá e ter um filho de um cidadão inglês e até mesmo o fato dela já morar la teríamos essa possibilidade de trabalharmos e viver por lá?

    Desde já, agradeço a sua atenção… Obrigado e Felicidades!!!

    Curtir

  16. Eduarda Oliveira

    Primeiramente, ótimo blog!
    Vanessa, queria saber se tem como eu, que não sei se tenho descendência europeia, conseguir alguma forma de ir estudar (cursar universidade, no caso) por aí ou me mudar legalmente pra Inglaterra depois que finalizá-la? Sei que não sou a unica pessoa com esse sonho, mas não me importaria em fazer certos esforços pra conseguir uma qualidade de vida melhor a longo prazo. Obrigada pela atenção, aguardo sua resposta!

    Curtir

  17. Felipe

    Olá.. Boa Tarde. Adorei o post.
    Acabei de chegar de Londres. Estive estudando por 2 meses e estou apaixonado pela cidade, pelo país, pelas pessoas, pelo transporte público..enfim, Tudo!
    Namoro há 4 anos e minha namorada possui cidadania portuguesa, ou seja, ela também foi pra Londres, mas vai continuar lá até Janeiro.
    Gostaria de saber se eu casar com ela, eu automaticamente também consigo obter a cidadania portuguesa?
    Um amigo, que também está em Londres, disse que na Inglaterra é possível você obter um visto para morar no país, sem necessariamente ser casado. Mas para isso, você teria que provar que vive com a pessoa e possuem um relacionamento estável.. Isso procede?

    Obrigado desde já 😉

    Curtir

    1. Oi Felipe! Não sei bem como funciona a cidadania por matrimônio portuguesa. A Italiana vc precisa estar casado há pelo menos 3 anos pra requerir, mas sendo casado com cidadao europeu vc pode aplicar pro visto EEU Family Permit, que te dah o direito de morar e trabalhar aqui caso sua parceira esteja morando e trabalhando aqui. Pra falar a verdade não sei se soh comprovando uma união estável vale, quem sabe sim afinal o mundo está se adaptando às mudanças na sociedade neh? Pode ser que valha, não custa pesquisar no site do Home Office. Boa sorte!

      Curtir

  18. Maria Oliveira

    Bom dia Vanessa !!!! Muito obrigada por compartilhar connosco a sua experiência e assim tb nos poder ajudar !!
    é o seguinte ..meu filho é Portugues e trabalha ha 4 anos em inglaterra ..ha coisa de um ano conheceu uma menina brasileira com quem namora …ele quer traze-la para viver em inglaterra
    Sabe quais sao os passos que eles tem que dar ?
    desde ja agradeço a resposta
    Muito obrigada

    Curtir

  19. Telef

    A minha prima adquiriu nacionalidade portuguesa( antigos terrotorios portugueses, de Damao) e foi para a Inglaterra. Porem, o seu marido , embora goes, nao lhe foi concedida a nacionalidade portuguesa por causa de certos impedimentos de nacionalidade. El agora ela mora e trabalha na Inglaterra. Pode ela levar o seu marido, que tem nacionalidade indiana, mas que nao consegiu obter nacionalidade portuguesa. Pode ele viver na Inglaterra com a sua moljer como depedente?

    Curtir

  20. Carlos Romoli

    Olá Vanessa meu nome é Carlos Romoli, é tenho cidadania italiana pretendo morar em Portugal em fevereiro, e sou casado a dois anos, mais a minha a minha esposa não tem ainda a cidadania, como faço pra lavar ela? Mto obrigado pelo blog.

    Curtir

  21. Jeferson

    Oi Vanessa, só passando aqui para parabenizar pelo seu blog e pelas suas dicas… Estou anotando todas. Tenho cidadania italiana e estou indo para Londres em março, com certeza tem muito conteúdo aqui que vai me ajudar.
    Abraço

    Curtido por 1 pessoa

  22. João Vítor

    Oi Vanessa, tenho a descendência estoniana e estou querendo ir morar em Londres junto com minha namorada, vamos nos casar para ela ter os mesmos direitos que o meu, mas estou com algumas dúvidas em questão da documentação, e o que é preciso ser feito, depois de termos o registro civil?

    Curtir

  23. Silvane

    ótimo seu blog, parabéns.
    Minha filha de 14 anos tem cidadania italiana do pai dela. Ele faleceu em 2012.
    Eu não tenho cidadania.
    Ela pode ir para estudar e eu acompanhar, como mãe?
    Posso morar legalmente na Inglaterra?

    Grata por mais informações.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s